Sobre

Grupo de estudos “Jolokalia”: a equipe Por Trás do Carcarás – Juventude Conservadora da UFMA

12118608_799693273486578_7004142791373892136_n

O grupo de estudos Jolokalia, surgiu em 2015 com o propósito de estudar as aulas do Curso On Line de filosofia (COF), do professor Olavo de carvalho. Tudo começou com o surgimento de outro grupo, chamado “Resistência Cultural”, que visava reunir alunos interessados no estudo de obras censuradas pelo pensamento esquerdista da UFMA – o grupo se reunia para debater o termo conservador, suas tensões e dilemas, e promover a divulgação de ideias que protejam a civilização e a cultura ocidentais, bem como suas origens judaico-cristãs.

Juntaram-se a nós, membros de um grupo, já inexistente, que surgiu com o nome “Clube de Atenas” (por ocorrer na cidade de São Luis – No século XVIII a fase de ouro da economia maranhense, São Luís passou a viver uma efervescência cultural e a cidade, que se relacionava mais com as capitais europeias que as outras cidades brasileiras, recebia semanalmente as últimas novidades da literatura francesa, é nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”. A denominação decorre do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros a partir do romantismo. Surgiu, assim, a imagem do Maranhão como o estado que fala o melhor português do país.) E foi somando forças que criamos o grupo de estudos “Carcarás” em 2016, fruto direto do Curso On Line de Filosofia – COF, do Filósofo e professor Olavo de Carvalho.

O  Carcarás tem se empenhado em reunir pessoas das mais diversas classes sociais e áreas de estudo, para debater ideais conservadores e procurar formas de agir na sociedade, quebrando assim a hegemonia do pensamento esquerdista, que inspirado em Gramisci, busca ser onipresente, vetando todo tipo de contradição ou pensamento que esteja fora do establishment esquerdista, tornando todos comunistas sem saber, por meio de uma revolução cultural, infiltrando-se nas instituições e as fazendo ruir por dentro.

Assim como o Jolokalia, o  Carcarás , optou por fazer suas reuniões na Universidade Federal do Maranhão, por conta de que a maioria de seus membros serem estudantes da UFMA e por entendermos que a Universidade é o berço dos formadores de opinião, assim como modeladora da cultura. Desde então, temos nos reunido para estudar o pensamento do professor Olavo, criando eventos e palestras e buscado novas formas de divulgar o pensamento conservador, o blog Carcarás Juventude Conservadora da UFMA, foi criado com a intenção de divulgar não só nosso trabalho, como também textos e vídeos de pensadores conservadores, lutando assim contra uma hegemonia de pensamento, seja ela esquerdista ou não, e trazer um pouco de sanidade e equilíbrio para os debates que acontecem dentro do Campus.

Atualmente o Jolokalia conta com 25 membros, e através de estudos, debates e encontros que vieram a resultar em sua atual estrutura, segue a linha de pensamento do Filósofo Olavo de carvalho, ou seja, formar toda uma nova classe de intelectuais para elevar o debate acadêmico, e fugir de imitações prepotentes e arrotos de vaidade que em nada contribuem para um debate honesto e bem fundamentado.

Cabe ressaltar que tanto o grupo de estudos do COF, Jolokalia, quanto o grupo Carcarás, não visam fazer militância política, seja ela de qualquer natureza, não acreditamos numa ação política que dê resultados satisfatórios, antes de uma ação intelectual e cultural, uma elite política deve surgir depois e só depois, de uma elite intelectual. A equipe por trás do blog Carcarás – Juventude Conservadora da UFMA, acredita que sem uma mudança firme e consistente no imaginário da sociedade, na cultura e nos formadores de opinião, toda batalha vencida no campo político se torna uma vitória ilusória e reversível. Como bem disse o professor Olavo: “A expressão mais clara da personalidade dominante é o estilo da vida intelectual.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s