Coronel da PM discorrerá sobre segurança pública em palestra na UFMA

Por Carvalho Silva

Acontecerá, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, Campus do Bacanga, uma palestra sobre Segurança Pública, no próximo dia 21 de junho, a partir das 17h. Organizado pelo grupo de estudos Carcarás – Juventude Conservadora da Ufma, o evento terá como palestrante o coronel Raimundo Nonato Santos Sá, comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD).

Coronel Sá

            Coronel Sá possui uma extensa experiência no combate à criminalidade.

A palestra será realizada no Auditório A, localizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), na referida instituição de ensino superior. Na ocasião, o coronel Sá discorrerá acerca da segurança pública a partir de uma perspectiva do combate direto à violência urbana, ou seja, tendo como embasamento a sua própria vivência e experiência na atuação ostensiva contra a criminalidade.

Cabe ressaltar, nesse cenário de violência urbana, que a insegurança pública se apresenta como um dos principais problemas não apenas no Brasil, como, também, em várias partes do planeta. A saber, uma recente pesquisa feita pelo Instituto Data Folha mostrou que ao menos 50 milhões de brasileiros com 16 ou mais anos têm um parente ou amigo que foi vítima de homicídio ou latrocínio (roubo que resulta em morte), e isso representa 35% da população do território nacional.

Desse modo, a universidade, como ambiente de construção do conhecimento e ampliação de debates sobre assuntos diversos, não pode ignorar esse fato, que nos afeta direta e indiretamente, a partir das guerras urbanas, em se tratando de um cenário hostil em que facções criminosas se enfrentam nos espaços públicos e privados. Detentor de um currículo extenso, o coronel Sá abordará o tema por um enfoque que, indubitavelmente, será o reflexo de sua experiência no “campo de batalha” e, também, de sua base intelectual formada a partir dos cursos que concluiu ao longo de sua carreira na corporação. Convém salientar que, nesse convite feito pelo grupo carcarás ao coronel para palestrar na UFMA, uma pessoa se tornou relevante na aceitação e intermediação. Trata-se do sargento Serra, que vem apoiando o grupo Carcarás de forma significativa. Por meio dele, que trabalha no gabinete do oficial, esse evento, que será realizado no próximo dia 21, será concretizado.

Sobre o coronel Sá

DSC06235Possui graduação em Formação de Oficiais (Ccsa), pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes; especialização em Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar Senador Arnold Melo, e especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão de Segurança pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  O coronel possui, ainda, experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública.

Anúncios

Um comentário em “Coronel da PM discorrerá sobre segurança pública em palestra na UFMA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s