UFMA terá I Encontro da Juventude Conservadora, e lá vem a esquerda com ameaças

Por Janilson Carvalho

 

ufma

Bastou a notícia de que um encontro de conservadores será realizado na UFMA, para que o esquerdismo local exibisse sua verdadeira natureza: acusações absurdas e até ameaças de lançamento de coquetéis molotov já foram registradas.

Resultado: o evento já é uma marco na história da UFMA.

No dia 5 de agosto será realizado o I Encontro da Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão, no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH), das 9h às 17h, abrindo as inscrições das 8h às 9h. Um evento voltado para o pensamento conservador, por tanto tempo esquecido e rechaçado no ambiente acadêmico brasileiro, que tem como objetivo desmistificar a aura de obscuridade que se criou em volta do tema, com a qual se fez um espantalho temido e atacado. Serão discutidos temas como: arte, literatura, o que é verdadeiramente o conservadorismo e a ideologia de gênero – este último tema nascendo da necessidade de um debate verdadeiramente sério sobre o tema no ambiente acadêmico, onde estão sendo formados os futuros professores de nossa nação.

Os idealizadores do evento é o grupo Carcarás – Juventude Conservadora da UFMA, formado por alunos da UFMA de diversos cursos, da Filosofia à Hotelaria, passando por Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras. Entre os integrantes do grupo há alunos do Curso Online de Filosofia do professor Olavo de Carvalho, que tem exercido grande influência sobre o conservadorismo brasileiro atual.

A ideia de organizar o encontro nasceu da necessidade de sanear o debate acadêmico, por tantos anos monopolizado pelo pensamento de esquerda, revolucionário; do descontentamento dos alunos com a falta de representatividade dentro do campus, e do descontentamento com o status quo que se estabeleceu dentro da academia.

O encontro vem com o objetivo não só de desmistificar o conservadorismo, mas também com o objetivo de dar voz a um grupo de pessoas há muito jogada na periferia da vida acadêmica.

Como já era de se esperar, a notícia de um evento conservador dentro da universidade causou reações de todos os tipos, e no que diz respeito à esquerda, todo tipo de absurdidades foi dito. Houve ameaças à integridade física de alguns membros da organização, bem como ameaças de ataques com coquetéis molotovdurante o evento. Também se iniciou uma campanha ostensiva de difamação e ridicularização do ato e de seus organizadores, para tentar, dessa forma, diminuir a popularidade inesperada e majoritariamente positiva que está sendo alcançada.

E o fato aí está: o I Encontro da Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão ainda nem aconteceu, mas já é um marco na história da instituição.


Programação:
I Encontro da Juventude conservadora da UFMA – O conservadorismo, a boa literatura e a alta cultura.

Organização: Carcarás – Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão
Com entrega de certificados para os participantes e sorteio de livros.

Local: Auditório B – CCH – Centro de Ciências Humanas – UFMA
Data: 05 de Agosto de 2016

Apoio: Livraria e editora Resistência Cultural

Horário de inscrições: 08h00 (inscrições gratuitas)

Abertura: 09h00

09:10 – Palestra: Como ser um conservador no Brasil – Professor Dr. Wellington Lima Amorim

Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). É Atualmente professor Adjunto III DE da Universidade Federal do Maranhão. Membro e sócio individual da Latin American StudiesAssociation (LASA). Professor do Mestrado de Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

10h00 – Palestra: A Arte Moderna ou Os Símbolos da Decadência: notas sobre a sensibilidade de nosso tempo – Adonay Ramos Moreira

Escritor, Adonay Ramos Moreira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, vencedor do Concurso Literário Cidade de São Luís, em 2013. Autor de 4 livros e atualmente escreve o quinto.

11h00 – Palestra: (William Blake, John Milton e Guimarães Rosa Rosa: a liberdade interior como base para um novo Brasil). – Martim Vasques Da Cunha.

É crítico literário, ensaísta e autor do livro A Poeira da Glória. Neste livro o autor faz um estudo histórico da literatura brasileira abordando sua perspectiva estética e moral.

12h00 – Almoço
14h00 – Palestra:
“Ideologia de gênero – mitos e realidades” – Elvis Amsterdã

Elvis Amsterdã do Nascimento Pachêco graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, com monografia sobre Mário Ferreira dos Santos (o maior filósofo brasileiro). Trabalhou como professor de várias instituições de ensino, como UFMA, UEMA, IFMA e SENAC

15h00 – Palestra: O conservadorismo e o Brasil – uma apresentação sumário – José Lorêdo de Souza Filho.

José Lôredo, livreiro e editor, fundador da Livraria Resistência Cultural Editora. Comissário do Círculo Monárquico Brasileiro – MA e membro do Núcleo Monárquico João Lisboa. Foi um dos fundadores do Expresso Liberdade. Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

16h00 – Palestra: “Economia e Ordem Social” – Lourival Souza

Lourival Souza – Presidente do Expresso Liberdade, Diretor Cultural do Instituto Liberal do Nordeste – ILIN, Colaborador Acadêmico da Associação Cultural São Thomas More e Mestrando em Economia Política pela SMC University.

17h00 – Sorteio de Livros

17h15 – Encerramento e agradecimentos

Anúncios

2 comentários em “UFMA terá I Encontro da Juventude Conservadora, e lá vem a esquerda com ameaças”

  1. Eu não conhecia. Gostaria muito de ter participado. Vi agora no Mídia Sem Máscara. Parabéns pela iniciativa. Como faço para ficar por dentro do que vocês estão promovendo? Clei de Jesus Santos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s