MURRO EM PONTA DE FACA

Por Agostinho Oliveira

7d650d_cebf23b5b95842efa1c9e22fa47e7d4d

Os livros de história do Brasil produzidos pelo MEC romantizaram o episódio de 64. Durante a minha vida escolar secundária, era muito comum ler nos livros e escutar dos “nobres” professores, que a figura de Jango, representava a democracia, a luta pela reforma agrária, trabalhista e etc. Muitos professores, possuídos por um discurso utópico, carregavam em seus semblantes, a esperança de que o “Grande Irmão”, pudesse engendrar no mundo inteiro o seu projeto de poder.

 Engraçado, os gregos e orientais tinham razão, a história é cíclica, mesmo hoje, ainda é possível perceber nas expressões dos velhos e novos “românticos”, o lamento e frustração desencadeados pelos “golpistas” em 64. Ainda é possível, observar a nostalgia dos mocinhos pelos heróis, figuras como: Fidel, Che, Stalin, Mao, Lenin, entre outros.

 Ainda é possível escutar, os gritos e choros de um grupo de pessoas que afirma que usurparam o passado, presente e futuro de suas vidas. Bem, mas se a história é cíclica, estão sendo negligentes os “revolucionários”, ou como diz minha avó: estão “dando murro em ponta de faca”, pois ainda não entenderam os erros cometidos na tentativa de se realizar a sonhada e velha “revolução”.

 Esqueceram-se de  fazer o dever de casa, ou será que se esqueceram dos diversos fracassos das ditas “revoluções” ocorridos no último século (talvez, não vejam eles como fracassos)? A queda do PT, representa início  da queda de diversos “governos” esquerdistas/populistas na América latina (aliás, na Argentina já começou), pois foi o próprio PT que financiava o Foro de São Paulo, criado em parceria com Fidel em 1990. O partido dos trabalhadores cumpriu muito bem seu papel nos últimos 13 anos, mas pode ter certeza, fará muita baderna e bagunça ainda no país, pois isto, é uma marca principal deste partido.

 Agostinho Oliveira Maciel é estudante de filosofia, literatura, mito, religião e outros assuntos interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s